Projeto " Mundo das Cores" Educação Infantil

 


As cores fazem parte do universo sensorial das crianças desde os primeiros meses de vida. Elas despertam emoções, estimulam a criatividade e ajudam na construção de percepções sobre o mundo. Por isso, trabalhar cores na Educação Infantil é mais do que ensinar nomes: é criar experiências que ampliam repertórios e promovem o desenvolvimento integral, como orienta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O projeto “Descobrindo o Mundo das Cores” propõe uma jornada lúdica, artística e investigativa, onde as crianças são protagonistas na descoberta das cores por meio de brincadeiras, exploração de materiais e vivências sensoriais.

Objetivos do projeto

Este projeto tem como foco o campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”, promovendo vivências que estimulem a imaginação, a expressão e o desenvolvimento sensório-motor.

Objetivos gerais:

  • Desenvolver a percepção visual e sensorial das cores;
  • Ampliar o vocabulário relacionado às cores e tonalidades;
  • Estimular a criatividade por meio de diferentes linguagens artísticas;
  • Trabalhar a coordenação motora fina e ampla;
  • Incentivar a curiosidade e a exploração do ambiente.

Habilidades da BNCC contempladas:

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente, por meio da pintura, desenho, colagem, modelagem e outras formas de expressão.
  • (EI02ET03) Explorar diferentes objetos e materiais, observando cores, texturas e formas.
  • (EI03CG01) Estabelecer relações entre as cores observadas no ambiente e nos objetos do cotidiano.

Público-alvo

Crianças de 3 a 5 anos, podendo ser adaptado conforme a faixa etária.

Duração sugerida

De 2 a 4 semanas, dependendo da rotina e do planejamento da escola.

Desenvolvimento do projeto

1. Roda de conversa: O que sabemos sobre as cores?

Inicie o projeto com uma conversa leve sobre o que as crianças sabem e percebem sobre as cores. Use objetos coloridos, livros ou imagens. Deixe-as falar livremente sobre suas cores favoritas, onde veem essas cores e como se sentem ao vê-las.

Dica: leve bolas coloridas, tecidos, brinquedos e frutas para enriquecer a conversa com estímulos visuais e táteis.

2. A cor da semana

Escolha uma cor por semana e desenvolva atividades variadas em torno dela. Por exemplo, para a cor vermelha:

  • Vista-se com algo vermelho e peça às crianças que tragam objetos da cor;

  • Experimente alimentos vermelhos (como morango ou tomate);

  • Faça pinturas com tinta vermelha usando pincéis, esponjas ou com os dedos;

  • Brinque de “Caça ao Vermelho” na sala ou no pátio.

3. Mistura de cores

Realize experiências com mistura de tintas para que as crianças observem a formação de novas cores.

Atividades possíveis:

  • Tinta guache em bandejas ou papel manteiga;

  • Mistura com corante alimentar em água transparente;

  • Massinhas de modelar em cores primárias.

Exemplo: azul + amarelo = verde
Incentive a descoberta autônoma e registre os resultados.

4. Ateliê de arte com cores livres

Monte um espaço com materiais variados: papel kraft, pincéis, carimbos, cotonetes, rolos de papel higiênico, tecidos, tampinhas, entre outros. As crianças podem criar livremente, explorando texturas e combinando cores.

Essa atividade valoriza a autonomia, a experimentação e o respeito ao tempo de cada criança.

5. Cores na natureza

Leve as crianças para observar o ambiente ao redor: árvores, flores, céu, animais. Incentive-as a nomear as cores vistas e coletar elementos (folhas, pedras, flores caídas) para montar painéis naturais.

Dica: proponha uma atividade chamada “Caixa das Cores da Natureza”, onde cada criança escolhe um item da natureza e coloca na caixa correspondente à sua cor.

6. Contação de histórias com foco em cores

Escolha livros que explorem o universo das cores. Algumas sugestões:

  • A Cor de Coraline – Alexandre Rampazo

  • De que cor é um beijinho? – Rocio Bonilla

  • O Monstro das Cores – Anna Llenas

  • As Cores no Mundo de Lúcia – Jorge Fernando dos Santos

Após a leitura, faça atividades relacionadas: desenhos dos personagens, pinturas com base nas emoções das cores ou dramatizações.

7. Mural coletivo das cores

Monte um grande painel com a colaboração de toda a turma. Cada semana, as crianças colam ou pintam elementos da cor trabalhada. No final do projeto, o mural será uma grande galeria das descobertas.

Sugestões de atividades complementares

  • Música e dança com objetos coloridos (fitas, balões, lenços);
  • Jogos de separação por cores (blocos, tampinhas, roupas);
  • Criação de um “livro das cores” com páginas ilustradas pelas crianças;
  • Desenho no chão com giz colorido;
  • Projeções de luzes coloridas com lanternas e papéis celofane.

Avaliação

A avaliação deve ser formativa, contínua e baseada na observação atenta da participação e das interações das crianças.

Observe:

  • Se reconhecem e nomeiam as cores;
  • Se se envolvem nas atividades propostas;
  • Como exploram os materiais e compartilham experiências;
  • Suas produções artísticas e reações emocionais.

Registre com fotos, desenhos e pequenos relatos que podem compor um portfólio individual ou coletivo.

Envolvimento da família

Peça que os responsáveis participem sugerindo objetos coloridos, lendo livros em casa sobre o tema ou enviando fotos das crianças explorando cores em casa. A família pode ser convidada para visitar o mural final ou participar de uma pequena exposição de artes.

Encerramento do projeto

Finalize com uma "Festa das Cores", onde cada criança venha vestida com sua cor favorita. Organize atividades lúdicas com música, pintura coletiva e exposição dos trabalhos feitos durante o projeto.

Essa celebração reforça o sentimento de pertencimento e valoriza todo o processo vivido pelas crianças.

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