Desde os primeiros anos de vida, a alimentação tem um papel essencial no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças.
Criar hábitos saudáveis na infância não apenas contribui para uma boa saúde, mas também forma a base para escolhas alimentares conscientes ao longo da vida.
Pensando nisso, o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil tem como objetivo promover, de maneira lúdica e prática, a consciência sobre uma alimentação equilibrada, saborosa e divertida.
Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o projeto dialoga principalmente com o campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, mas também se conecta com “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Objetivos do projeto
Objetivos gerais:
- Sensibilizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável no dia a dia;
- Explorar diferentes alimentos, cores, formas e sabores;
- Incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras de maneira divertida;
- Valorizar o momento da refeição como uma prática social e cultural.
Habilidades da BNCC contempladas:
- (EI03EO02) Reconhecer e valorizar hábitos de cuidado com o próprio corpo.
- (EI02ET03) Explorar diferentes objetos e materiais, observando cores, texturas e formas.
- (EI03CG03) Estabelecer relações de causa e efeito ao observar mudanças nos objetos e materiais.
- (EI03EF01) Expressar desejos, necessidades e sentimentos nas interações e brincadeiras.
Público-alvo
Crianças de 3 a 5 anos, com adaptações conforme a faixa etária.
Duração sugerida
De 2 a 4 semanas, com atividades diárias ou alternadas, conforme o planejamento pedagógico.
Etapas do desenvolvimento do projeto
1. Conversa inicial: o que comemos?
Inicie com uma roda de conversa sobre os alimentos que as crianças mais gostam de comer. Incentive-as a falarem sobre suas refeições, lanches preferidos e alimentos que não gostam muito. Apresente imagens de frutas, legumes, verduras, grãos, doces e alimentos industrializados para iniciar uma conversa sobre escolhas saudáveis.
Dica: leve alimentos reais ou de brinquedo para tornar a conversa mais concreta e visual.2. Frutas e verduras: explorando cores, cheiros e texturas
Crie uma mesa sensorial com diferentes frutas e verduras para que as crianças possam tocar, cheirar, observar e, se possível, provar. Deixe que elas descubram por si mesmas as texturas, formas, cores e até os nomes dos alimentos.
Atividades complementares:
- Pintura com frutas cortadas (como carimbos naturais);
- Montagem de um painel coletivo com recortes de revistas sobre alimentos saudáveis;
- Classificação dos alimentos por cores ou tamanhos.
3. Hora da cozinha: mãos na massa!
Realize uma ou duas atividades culinárias simples e seguras, como:
- Montagem de salada de frutas;
- Preparação de sucos naturais com frutas escolhidas pelas crianças;
- Sanduíche natural com ingredientes frescos e coloridos.
Durante as atividades, incentive a higiene das mãos, o cuidado com os alimentos e o prazer de preparar juntos.
4. Histórias e músicas sobre alimentação
Use a literatura e a música para reforçar o conteúdo de forma lúdica.
Sugestões de livros:
- A Boca Mágica – Eva Furnari
- Pê de Pato, Mão de Paca – Ana Maria Machado
- O Sanduíche da Maricota – Avelino Guedes
Músicas divertidas para cantar e dançar:
- “Salada de Frutas”
- “Feijão com Arroz”
- “Comer Comer, é o Melhor para Poder Crescer”
- “Os alimentos” (versões infantis no YouTube)
5. Brincadeiras temáticas
Organize brincadeiras educativas, como:
- Mercado das frutas: com cestas, etiquetas e brinquedos;
- Jogo da memória com figuras de alimentos saudáveis;
- Corrida das vitaminas (circuito motor com obstáculos relacionados a alimentos);
- Teatrinho com fantoches representando bons e maus hábitos alimentares.
6. Visita guiada ou atividade virtual
Se possível, organize uma visita à cozinha da escola para que as crianças vejam como é o preparo das refeições. Ou convide a cozinheira escolar para conversar com a turma sobre o cardápio.
Caso a visita presencial não seja viável, é possível mostrar vídeos ou fazer um tour virtual sobre “de onde vem o alimento”.
7. Mural da alimentação saudável
Durante o projeto, vá reunindo produções das crianças: desenhos, colagens, fotos das atividades, registros das rodas de conversa. Monte um mural que mostre o desenvolvimento do projeto e exponha para os familiares ao final.
Envolvimento da família
O envolvimento da família é essencial. Algumas sugestões:
- Enviar uma fruta diferente por dia (organize em sistema de rodízio);
- Propor que a criança ajude a preparar uma receita saudável em casa e traga o registro (foto ou desenho);
- Compartilhar o cardápio da semana da escola com sugestões para lanches equilibrados.
Avaliação
A avaliação será feita por observação direta, focando:
- Participação das crianças nas atividades;
- Curiosidade e interesse pelos alimentos;
- Expressão de preferências e sentimentos em relação à comida;
- Produções artísticas e falas espontâneas durante o projeto.
Use registros em fotos, vídeos e anotações para documentar o processo.
Encerramento do projeto: a Feira da Alimentação
Finalize com uma “Feira da Alimentação Saudável”, onde cada criança pode apresentar um alimento, mostrar seu desenho favorito ou contar o que aprendeu. A atividade pode ser organizada em pequenos grupos e apresentada para outras turmas ou para as famílias.
Esse projeto, além de ensinar sobre nutrição, promove autonomia, respeito aos alimentos, cuidado com o corpo e práticas sociais importantes para o crescimento das crianças — tudo isso de forma divertida e significativa, como pede a Educação Infantil.