Projeto Alimentação Saudável – Educação Infantil

 


Desde os primeiros anos de vida, a alimentação tem um papel essencial no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. 

Criar hábitos saudáveis na infância não apenas contribui para uma boa saúde, mas também forma a base para escolhas alimentares conscientes ao longo da vida. 

Pensando nisso, o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil tem como objetivo promover, de maneira lúdica e prática, a consciência sobre uma alimentação equilibrada, saborosa e divertida.

Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o projeto dialoga principalmente com o campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, mas também se conecta com “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Objetivos do projeto

Objetivos gerais:

  • Sensibilizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável no dia a dia;
  • Explorar diferentes alimentos, cores, formas e sabores;
  • Incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras de maneira divertida;
  • Valorizar o momento da refeição como uma prática social e cultural.

Habilidades da BNCC contempladas:

  • (EI03EO02) Reconhecer e valorizar hábitos de cuidado com o próprio corpo.
  • (EI02ET03) Explorar diferentes objetos e materiais, observando cores, texturas e formas.
  • (EI03CG03) Estabelecer relações de causa e efeito ao observar mudanças nos objetos e materiais.
  • (EI03EF01) Expressar desejos, necessidades e sentimentos nas interações e brincadeiras.

Público-alvo

Crianças de 3 a 5 anos, com adaptações conforme a faixa etária.

Duração sugerida

De 2 a 4 semanas, com atividades diárias ou alternadas, conforme o planejamento pedagógico.

Etapas do desenvolvimento do projeto

1. Conversa inicial: o que comemos?

Inicie com uma roda de conversa sobre os alimentos que as crianças mais gostam de comer. Incentive-as a falarem sobre suas refeições, lanches preferidos e alimentos que não gostam muito. Apresente imagens de frutas, legumes, verduras, grãos, doces e alimentos industrializados para iniciar uma conversa sobre escolhas saudáveis.

Dica: leve alimentos reais ou de brinquedo para tornar a conversa mais concreta e visual.

2. Frutas e verduras: explorando cores, cheiros e texturas

Crie uma mesa sensorial com diferentes frutas e verduras para que as crianças possam tocar, cheirar, observar e, se possível, provar. Deixe que elas descubram por si mesmas as texturas, formas, cores e até os nomes dos alimentos.

Atividades complementares:

  • Pintura com frutas cortadas (como carimbos naturais);
  • Montagem de um painel coletivo com recortes de revistas sobre alimentos saudáveis;
  • Classificação dos alimentos por cores ou tamanhos.

3. Hora da cozinha: mãos na massa!

Realize uma ou duas atividades culinárias simples e seguras, como:

  • Montagem de salada de frutas;
  • Preparação de sucos naturais com frutas escolhidas pelas crianças;
  • Sanduíche natural com ingredientes frescos e coloridos.
Atenção: sempre respeite restrições alimentares e alergias das crianças. Envolva as famílias nesse processo.

Durante as atividades, incentive a higiene das mãos, o cuidado com os alimentos e o prazer de preparar juntos.

4. Histórias e músicas sobre alimentação

Use a literatura e a música para reforçar o conteúdo de forma lúdica.

Sugestões de livros:

  • A Boca Mágica – Eva Furnari
  • Pê de Pato, Mão de Paca – Ana Maria Machado
  • O Sanduíche da Maricota – Avelino Guedes

Músicas divertidas para cantar e dançar:

  • “Salada de Frutas”
  • “Feijão com Arroz”
  • “Comer Comer, é o Melhor para Poder Crescer”
  • “Os alimentos” (versões infantis no YouTube)

5. Brincadeiras temáticas

Organize brincadeiras educativas, como:

  • Mercado das frutas: com cestas, etiquetas e brinquedos;
  • Jogo da memória com figuras de alimentos saudáveis;
  • Corrida das vitaminas (circuito motor com obstáculos relacionados a alimentos);
  • Teatrinho com fantoches representando bons e maus hábitos alimentares.

6. Visita guiada ou atividade virtual

Se possível, organize uma visita à cozinha da escola para que as crianças vejam como é o preparo das refeições. Ou convide a cozinheira escolar para conversar com a turma sobre o cardápio.

Caso a visita presencial não seja viável, é possível mostrar vídeos ou fazer um tour virtual sobre “de onde vem o alimento”.

7. Mural da alimentação saudável

Durante o projeto, vá reunindo produções das crianças: desenhos, colagens, fotos das atividades, registros das rodas de conversa. Monte um mural que mostre o desenvolvimento do projeto e exponha para os familiares ao final.

Envolvimento da família

O envolvimento da família é essencial. Algumas sugestões:

  • Enviar uma fruta diferente por dia (organize em sistema de rodízio);
  • Propor que a criança ajude a preparar uma receita saudável em casa e traga o registro (foto ou desenho);
  • Compartilhar o cardápio da semana da escola com sugestões para lanches equilibrados.

Avaliação

A avaliação será feita por observação direta, focando:

  • Participação das crianças nas atividades;
  • Curiosidade e interesse pelos alimentos;
  • Expressão de preferências e sentimentos em relação à comida;
  • Produções artísticas e falas espontâneas durante o projeto.

Use registros em fotos, vídeos e anotações para documentar o processo.

Encerramento do projeto: a Feira da Alimentação

Finalize com uma “Feira da Alimentação Saudável”, onde cada criança pode apresentar um alimento, mostrar seu desenho favorito ou contar o que aprendeu. A atividade pode ser organizada em pequenos grupos e apresentada para outras turmas ou para as famílias.

Esse projeto, além de ensinar sobre nutrição, promove autonomia, respeito aos alimentos, cuidado com o corpo e práticas sociais importantes para o crescimento das crianças — tudo isso de forma divertida e significativa, como pede a Educação Infantil.

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